Sono do bebê

Quando devo colocar meu bebê para dormir no próprio quarto?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que o bebê durma durante a noite no quarto dos pais até a idade de 6 meses, em berço próprio. Depois, em berço no quarto do bebê. A literatura científica demonstra que a cama compartilhada aumenta o risco de Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL). No ambiente da cama compartilhada, os bebês são expostos a sufocamento pelos travesseiros e lençóis dos pais ou mesmo pelo contato com o corpo deles em sono profundo.
Já a sociedade americana de pediatria, recomenda que os bebês durmam no quarto dos pais, próximo a cama deles, porém em outra superfície. Idealmente até completar um ano de vida, ou no mínimo por 6 meses.
Evidências comprovam que dormir no quarto dos pais diminui o risco de morte súbita em até 50%.
Então vamos avaliar junto com o pediatra, qual a melhor hora? A partir do 6 meses ou próximo a 1 ano? O bebê tem maior risco de morte súbita?

Porque o meu bebê não está dormindo como antes?

Socorro!!! Meu neném dormia bem e começou a acordar a noite, o que está acontecendo?
Calma! O bebê passa por fases, de crescimento, desenvolvimento ( já falei no post anterior), tem maior sensibilidade a temperatura e a luz. São comuns, e acontecem durante esse período.

Regressão do sono é um período de tempo ( 1 a 4 semanas) quando um bebê ou criança que dormia bem e subitamente começa a acordar a noite, ou pular doenças, sem razão aparente.
Lembre-se que nenhum bebê é igual! Não compare!
*Regressão do sono dos 4 meses:
As mudanças que acontecem com a regressão do sono de 4 meses são mudanças permanentes. Aos 4 meses, seu bebê abandonou seu padrão de sono de recém-nascido e começa a ter um padrão mais parecido com o adulto, ficando mais acordado durante o dia, porém sonos mais curtos durante a noite e com freqüente despertar noturno.

*De 8, 9 e 10 Meses
Nesta fase, a maioria dos bebês já estão aprendendo a engatinhar, a ficar de pé, movimento de pinça, etc. Além da evolução da linguagem, diz: “ mama, dada, papa”.
Sem contar os dentinhos nascendo.

*De 18 meses
É a fase de independência da criança, ela tem opiniões próprias e pode expressar essas opiniões gritando, falando “não”. Geralmente nessa época que nascem os molares, a protusão dentaria pode doer e causar inflamação gengival, o que pode atrapalhar mais ainda no sono.

*De 2 anos
É menos notório, do que nas outras fases. Devido a algumas mudanças na idade, como a transição de cama, saída do berço, treinamento para desfralde, pode acarretar em despertares noturnos, sono agitado.
A partir dessa idade pode começar a aparecer os pesadelos (ou até terrores noturnos).

Então não se descabelem! Conversem sempre com seu pediatra para melhor orientação e conduta. O neném esta sempre em desenvolvimento. Com isso á mudanças e devemos respeitá-las, de forma leve e calma.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *