A SBP (sociedade brasileira de pediatria), relata que em curto prazo, pode haver transtornos de sono, irritabilidade, piora da imunidade e medos. Em médio e longo prazo, atrasos no desenvolvimento, transtorno de ansiedade, depressão, queda no rendimento escolar e estilo de vida pouco saudável”, escrevem os autores no documento.
Como evitar?
– Realizar momentos de diálogo para discutir as atividades prioritárias do dia a dia, divisão de tarefas e obrigações. Organizar o horário de trabalho dos pais para divisão dos afazeres.
-Conversar com os filhos sobre a situação, com linguagem simples e adequada para cada idade da criança. Forneça as orientações de forma tranquila, para não estimular sentimentos de medo e ansiedade.
-Dê abertura para que eles possam expressar seus sentimentos e dúvidas.
-Planeje a agenda dos mais velhos junto com eles, procurando organizar horários equilibrados para brincadeira, atividade física, sono e tempo de tela.
-Manter a rotina de alimentação e ingestão líquidos adequada para cada idade.
-Realizar atividades no quintal, na varanda ou locais mais arejados da casa/apart.
-Definir horários para uso saudável de telas, evitando ultrapassar os limites sempre que possível. Faça videoconferências com os avós.
-Inserir a criança na rotina de tarefas domésticas de acordo com a idade.
-Conversar com o filho para que respeite os momentos em que o adulto precisa trabalhar. Uma dica é tentar sincronizar esses períodos com atividades mais tranquilas(filmes, livros).
-Reservar um momento para ver as notícias sozinhos, sem expor a crianças a conteúdos inadequados. Repassar conteúdos necessários.
-Incluir na agenda pausas durante o dia para que a família esteja unida de forma alegre e prazerosa.
-Seja você o modelo de comportamento que espera dos filhos. Ou seja, evite ficar horas grudado no celular,demonstre como lidar com a situação com equilíbrio.
-Deixe claro que é o momento não é de férias, mas uma situação transitória. Vamos aproveitar o ócio e curtir mais nossos pequenos! Dance, cante, faça dormir, de papinha, torne momentos simples em diversão.