Chegou os 6 meses e mamãe está ansiosa para iniciar as famosas papinhas!
Chama alimentação complementar por que é uma fase que pretende complementar a alimentação do bebê, e não substituir o leite materno.
A introdução é um período de aprendizagem, uma mudança de fase do bebê. E essa aprendizagem pode levar tempo, não é do dia para o outro.
Muito importante lembrar que é o primeiro contato com a comida, para o lactente é tudo diferente, tudo novo, a cor, textura, sabor e cheiro.
Então mamãe, paciência e respire fundo! Os pais tem que ter muita paciência e compreensão.
No início pode ser que ela nem coma bem, calma, isso é comum.
Cada bebê apresenta um ritmo de aprendizagem e desenvolvimento diferente, então a forma como a introdução alimentar irá correr depende de cada criança.
Tipos de abordagens:
- alimentação tradicional;
- baby-led-weaning (BLW – alimentação guiada pelo bebê, deixar que ele pegue, sinta a textura, o cheiro e o gosto dos alimentos);
- introdução alimentar participativa;
Dicas importantes:
*Respeite o ritmo do seu bebê;
*Tenha sempre hábitos alimentares saudáveis, lembre que você é o melhor exemplo para seu filho. Vamos todos comer bem e juntos!;
*É um momento de aprendizagem, um momento gostoso, não o puni por se sujar ou outro motivo;
*Proporcione um ambiente tranquilo e descontraído (nada de tela);
*Estimule seu bebê a experimentar com as mãos;
Não existe uma única abordagem correta, mas sim orientações que levarão a uma introdução alimentar gostosa e tranquila. A decisão de como acontecerá a introdução alimentar, qual “método” seguir, cabe aos pais, juntamente com o pediatra, que precisa dar todo apoio.